Já imaginou o líder de uma empresa ser entrevistado por uma enorme plateia de alunos universitários? A ideia foi pensada pela LivingBetweenMedia e pelo curso de Comunicação Empresarial do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e arrancou no dia 30 de outubro tendo por denominação "Encontros com o Mercado - Uma Empresa no ISCAP".
O primeiro convidado foi Bruce Dawson, presidente executivo do Grupo Garland, empresa com mais de 200 anos de atividade em Portugal. Este responsável aceitou o desafio e respondeu a todas as questões que os estudantes do ISCAP e, restantes participantes, lhe colocaram.
A história do Grupo Garland, assim como a do seu líder, davam um livro. A empresa começou, há mais de dois séculos, por importar bacalhau para Portugal, passando depois a produzir moeda para o Estado português no tempo do Estado Novo. A evolução dos tempos obrigou a tomar novos rumos e o grupo empresarial está agora dedicado a atividades como a logística, transportes e gestão imobiliária. Bruce Dawson falou ainda do seu percurso pessoal, dos passos trilhados até chegar ao topo da empresa e explicou como se pode gerir um negócio de sucesso por via de uma liderança de proximidade e amizade com trabalhadores, fornecedores e clientes.
Durante duas horas, a entusiasmada plateia vestiu a pele de repórter e foi debitando as suas perguntas e satisfazendo todas as curiosidades. Pelo meio, pensaram (e perguntaram) ainda no que seriam as questões feitas por jornalistas profissionais naquele momento, no âmbito das linhas editoriais delineadas por diferentes órgãos de comunicação social, fossem eles generalistas ou especializados, regionais ou nacionais, portugueses ou estrangeiros.
Parte do que foi dito poderá ser lido na notícia publicada esta sexta-feira, dia 9 de novembro, no semanário Vida Económica (ver aqui). Este ciclo de conferências voltará a realizar-se em feveiro e maio do próximo ano com novos convidados do mundo empresarial.
0 comentários:
Enviar um comentário