“Os consumidores querem uma coisa simples. Empresas que tenham caras. Caras que digam verdades. Organizações que queiram o bem dos seus clientes, que gostem mesmo deles. Parece simples, certo?”. A pergunta, como é bom de ver, é provocatória. Pedro Barbosa, neste seu Harvard Trends – 2013 Edition, mais do que respostas quer incentivar a um novo olhar sobre o comportamento humano aplicado à gestão e ao marketing.
O Livro: A obra foi lançada hoje, dia 6 de dezembro, no El Corte Inglés Gaia/Porto e no evento de apresentação o autor referiu que apesar do livro mostrar 45 tendências de gestão, a sua grande diferença, nomeadamente em relação à edição anterior do Harvard Trends, publicada em 2011, é que fala de “contratendências”. Ou seja, todas a grandes tendências que vislumbramos no mercado, seja no que concerne ao consumo ou mesmo ao uso de novas tecnologias, estão a ganhar relevância as tendências exatamente opostas e claramente mais simples.
Sobre este assunto, na introdução do livro, Pedro Barbosa explica que “a tendência mais comum de todas as que observei não vem publicada em nenhum livro, não vem referida em publicações, não foi mencionada nas academias. Vou chamar-lhe ‘contratendências’, uma vez que na essência consiste no aparecimento no sentido contrário a cada uma das tendências estudadas, mal estas começam a ganhar alguma dimensão”.
Não perca, em breve, a entrevista de Pedro Barbosa ao SIM!
O Autor: Natural do Porto e com 40 anos, licenciou-se em Engenharia Industrial na Universidade do Minho. Possui graduações e estudos posteriores em Inovação (UM), Gestão de Centros Comerciais (UCP), Neurociências (MIT OCW) e MBA (EGP-UPBS). Desenvolveu carreira na Sonae Indústria, Sonae Sierra e Grupo BNP Paribas. Actualmente integra os quadros do Grupo El Corte Inglés, é docente do IPAM, Univ. Lusíada, Porto Business School e Espri (Barcelona), assim como colunista regular de edições como Vida Económica, Metro, OJE, HiperSuper e Jornal de Negócios. O seu primeiro livro, Speculations & Trends (09), foi a primeira obra deste tipo, em crowdsourcing, a nível global. Publicou Harvard Trends em 2011, que em Portugal ficou no segundo lugar de vendas dos livros de gestão e marketing, a seguir ao de Steve Jobs.
Título: Harvard Trends – 45 Tendências de Gestão 2013 Edition
Editora: VidaEconómica
Lançamento: Dezembro / 2012
Género: Business Book
N.º de Páginas: 328
Preço: 13,00 €
0 comentários:
Enviar um comentário