Eis um livro prático sobre modelos de negócio. Não é uma novidade acabada de sair, mas vale a pena ir ao baú dos infinitos lançamentos editoriais para retirar de lá uma obra técnica que está longe de ser um mero exercício teórico. Vale a pena ler com atenção e ir buscar ao modelo proposto a aprendizagem necessária para fazer algo de raiz ou modelar um negócio já existente.
Da autoria de 470 profissionais especialistas em modelos de negócio, originários de 45 países, este livro foi financiado e produzido sem o apoio da indústria editorial tradicional. Os escritores da obra são Alexander Osterwalder & Yves Pigneur. Curiosamente, o livro em Inglês e em formato PDF está disponível aqui.
O modelo base de partida é simples, como acontece sempre com as boas ideias.
1. Segmentos de clientes devem ser identificados e caracterizados. Conheça os seus clientes!
2. Propostas de valor procuram resolver problemas dos clientes e mantê-los satisfeitos. Em que se diferencia ou destaca o nosso produto ou serviço?
3. Os canais de comunicação, distribuição e vendas servem para entregar ao cliente as nossas propostas de valor.
4. As relações com os clientes são estabelecidas e mantidas com cada um dos segmentos.
5. Os fluxos de rendimento representam o dinheiro que cada segmento gera para a empresa, sendo que os custos devem ser subtraídos aos rendimentos para obter o lucro.
6. Recursos-chave são os ativos necessários para que seja possível a entrega da proposta de valor ao cliente final (recursos humanos, físicos, entre outros).
7. Atividades-chave são todas aquelas tarefas essenciais para que o modelo de negócio funcione com sucesso (desenvolvimento de software é a atividade-chave da Microsoft).
8. Parcerias-chave prende-se com a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócio funcionar.
9. Estrutura de custos descreve todos os custos envolvidos na operação de um modelo de negócio (as companhias de aviação low-cost montaram o modelo do seu negócio centrado neste elemento).
Aqui pode ver um vídeo resumido do modelo:
Fugindo aos clichés de Michael Porter sobre a cadeia de valor (forma como funciona internamente uma empresa) e rede de valor (alargamento da cadeia para os parceiros externos), o livro é simples na estruturação e linguagem, estando igualmente bem recheado de exemplos de modelos de negócio que tiveram sucesso, caso da Nespresso e da Apple. Vale a pena atentar nos erros que as marcas cometeram até alcançar o sucesso.
A sofisticação do livro não vai ao ponto de analisar o efeito de retroação da marca, criado por David Aaker, no caso da (Nes)presso, ou seja, o facto e a marca de café ter aproveitado inteligentemente o capital de valor da (Nes)tlé, criando um efeito visual e cognitivo com óbvios efeitos positivos. No caso da Apple, é referido o caso do iPod como não sendo totalmente original, o que é inteiramente verdade. Mas são os próprios autores a sublinhar a proposta de valor mais arrojada e de qualidade superior que faz com que muitos pensem que o second mover (a Apple) é o first mover, o que não é verdade. Mas o resultado está à vista.
Título: Criar Modelos de Negócio
Editora: D. QuixoteEdição: Novembro / 2011
Género: Ensaio/Técnico
N.º de Páginas: 281
Preço: 24,95 €
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