As eleições presidenciais dos Estados Unidos não se decidem apenas por uma questão de ideologia ou promessas de mudança e prosperidade. Uma parte do eleitorado deixa-se influenciar mais rapidamente pelo apoio público que personalidades famosas da televisão, desporto, cinema e música, entre outras áreas, dão a algum dos candidatos.
O “star system” está sempre presente nestes momentos. É uma arma jogada por ambos os candidatos, sejam eles democratas ou republicanos. As campanhas são, em grande parte, financiadas pelos milhões do sector privado, sobretudo de grandes empresas, e ganham assim o capital necessário para poder montar uma fonte de entretenimento muito eficaz na caça ao voto.
A lógica é simples. A população norte-americana gosta de se inspirar nos seus ídolos e se estes apoiam Barack Obama ou Mitt Romney, uma boa parte dos seus fãs, acabará por fazer o mesmo. O investimento em ícones famosos é sempre muito forte e são vários os artistas musicais que surgem a dar o seu apoio aos candidatos.
Por exemplo, o cantor Bruce Springsteen, conhecido por “The Boss” e pelo seu amor ao país, tornou público o apoio a Barack Obama. Para tal, compôs uma música para o seu candidato preferido, cuja letra incluía o seguinte trecho: “Normalmente a esta hora ainda estou de pijama / Bem, vamos lá votar no homem que apanhou o Osama”.
E muitas outras celebridades musicais deram a cara por Obama. As mais mediáticas foram Madonna, Beyoncé, Jay-Z, Lady Gaga, Kate Perry, Mick Jagger, Stevie Wonder, Justin Timberlake, Kanye West, Pearl Jam e Red Hot Chili Peppers, entre outros. Uma forma de piscar o olho às diferentes gerações e aos públicos com diferentes gostos musicais.
Mitt Romney também contou com alguns apoiantes musicais do seu lado. O hino da campanha, intitulado “Born Free” foi composto pelo músico Kid Rock (ver vídeo aqui). Por seu lado, nomes como Lindsay
Lohan, Ted Nugent (Megadeath) e Gene Simmons (baixista dos Kiss) deram-lhe o
seu apoio, assim como alguns nomes menos conhecidos na Europa da música
“country”.
Com o avanço das tecnologias, os vídeos e as músicas de famosos espalhados pela Internet fazem parte das estratégias de marketing político. As personalidades famosas, por via da sua imagem e discurso, servem o propósito de angariar votos. Obama venceu por uma diferença apertada, mas entre as celebridades musicais, a sua vitória teve uma margem bem mais larga.
Com o avanço das tecnologias, os vídeos e as músicas de famosos espalhados pela Internet fazem parte das estratégias de marketing político. As personalidades famosas, por via da sua imagem e discurso, servem o propósito de angariar votos. Obama venceu por uma diferença apertada, mas entre as celebridades musicais, a sua vitória teve uma margem bem mais larga.
Mário P. A.
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