segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Viana do Castelo é a estrela em grupo do Facebook

Pode um grupo criado numa rede social mobilizar milhares de pessoas a partilhar as suas fotografias? Sim. Pode esse espaço virtual ser dedicado apenas a imagens de um distrito de Portugal? Sim. E pode o projeto extravasar o virtual e transformar-se numa obra artística e solidária no mundo real? Sim. O “Fotografias de Viana de Castelo” é um grupo de utilizadores do Facebook criado há quase dois anos e já conta com mais de 3.500 fãs. Esta ideia de amigos é hoje uma referência para muitos amantes da fotografia. 

Os grupos do Facebook são uma ferramenta cada vez mais popular. Aqui os utilizadores da rede social podem partilhar e discutir ideias de interesse pessoal e/ou profissional. Nesta plataforma estabelece-se uma espécie de relação “win-win” onde a informação produzida por todos os membros em conjunto acaba por criar valor importante para todos eles. 

E numa era onde o multimédia impera, quem partilha informações, ideias ou opiniões, pode fazer o mesmo em relação a vídeos, sons ou fotografias. E foi esta última hipótese que inspirou quatro amigos de Viana do Castelo, que pensaram na aplicação do Facebook para partilhar as imagens que capturavam pela cidade. 

Se calhar, o que os fundadores não estavam à espera, era da enorme adesão das pessoas ao grupo que criaram na rede social. Vários amigos foram aparecendo e muitos começaram a partilhar também as suas fotos tiradas no distrito. Hoje, o “Fotografias de Viana do Castelo” conta com mais de 3.500 membros e milhares de imagens exibidas. 

O grupo tem dado azo à crítica e opinião fotográfica, à análise de estilos e gostos diferentes e à divulgação de eventos. É uma forma de estar, onde o convívio e a troca de experiências, na sua vertente lúdica, são uma fonte de inspiração. Mas o impacto das redes sociais permitiu dar o salto e ir mais além. 

O grupo dinamizou desafios temáticos, onde os utilizadores são incentivados a procurar uma imagem ideal em função de um tema concreto, sendo as melhores fotos votadas depois pelos membros. Temas como “Pontes”, “Vida Animal”, “Varandas” ou “Preto e Branco”, em Viana do Castelo, claro está, já serviram de teste ao toque requintado de fotógrafos profissionais e ao experimentalismo curioso de amadores. 

Os utilizadores têm elevado o nível e a qualidade dos trabalhos e a transposição do projeto para o “mundo real” acabou por ser natural. A realização de exposições foi o passo seguinte, sendo de realçar o cariz solidário de alguns dos eventos. No final de 2011, a exposição "Um ano em fotografias" deu apoio à associação "O Berço", dedicada ao acolhimento temporário de crianças. Uma mostra de 365 fotos, escolhidas entre mais de 5.000 imagens e colocadas à venda, serviu para angariar dinheiro para ajudar a instituição em causa. 

Pessoas comuns podem criar valor para a sociedade e dinamizar os outros em prol de um tema. As redes sociais potenciam isso e fazem muito mais. O “Fotografias de Viana do Castelo” faz mais do que muitas entidades oficiais para a promoção turística do distrito. Ao mesmo tempo, é um ponto de abrigo para amantes de fotografia e uma presença dinamizadora no mundo real. Esta iniciativa até conseguiu gerar impacto nos media televisivos. Para as boas ideias, o céu será sempre o limite.



Fotos de Viana do Castelo
Essa foto de Viana do Castelo é cortesia do TripAdvisor

0 comentários:

Enviar um comentário