quinta-feira, 8 de novembro de 2012

LivingBetweenMedia e ISCAP criam conferências inéditas

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e a LivingBetweenMedia lançaram um ciclo de conferências inédito em Portugal sob o tema "Encontros com o Mercado - Uma Empresa no ISCAP", com periodicidade trimestral. A iniciativa, pensada para o curso de Comunicação Empresarial do Instituto, consiste em entrevistas realizadas pelos alunos, ao vivo, a empresários portugueses e estrangeiros, onde os estudantes simulam que são jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social. 

A primeira entrevista, realizada no dia 30 de outubro, teve como convidado Bruce Dawson, CEO do Grupo Garland, empresa portuguesa constituída por várias subsidiárias especializadas em transporte, logística ou gestão imobiliária. No evento, os alunos e demais participantes, colocaram questões ao entrevistado e foram desafiados com exercícios de media que passaram, por exemplo, pela elaboração de questões jornalísticas de diferentes linhas editoriais. 

“Numa época em que ‘nadamos’ em informação e comunicação, não significa que estejamos mais bem informados. A educação para os media deve ser uma prioridade na formação para uma melhor cidadania. Deste modo, conseguimos atingir três metas fundamentais: os alunos exercitam as competências adquiridas nas aulas teórico-práticas, obtém-se um melhor conhecimento e notoriedade do curso de Comunicação Empresarial do ISCAP junto da comunidade envolvente, e promove-se a ponte entre Instituto e o mercado”, refere Zita Romero, diretora do Curso de Comunicação Empresarial do ISCAP. 

Já Marta Araújo, diretora-geral da LivingBetweenMedia, a primeira empresa em Portugal especializada em Educação para os Media, considera que "esta iniciativa é uma forma de os estudantes terem contacto direto com empresários e dirigentes de empresas com provas dadas no mercado e que têm grandes testemunhos a partilhar. Assim, para além de fomentar o networking entre a instituição de ensino e o tecido empresarial, é uma forma diferente e enriquecedora dos alunos, e o público do evento em geral, terem a possibilidade de assistir à realização, em direto e ao vivo, de uma entrevista por parte de jornalistas profissionais”. 

"Encontros com o Mercado - Uma Empresa no ISCAP" é uma iniciativa com uma forte componente pedagógica no que respeita ao enriquecimento cultural e à promoção das capacidades críticas dos alunos sobre o funcionamento dos media e do sistema mediático, além de os aproximar das empresas e pessoas que marcam o seu dia a dia.

As próximas iniciativas estão agendadas para fevereiro e maio de 2013 com empresários de renome.

0 comentários:

Enviar um comentário