domingo, 20 de janeiro de 2013

As marcas que mais mencionámos nas redes sociais

Já se perguntou sobre o que falam as pessoas nas redes sociais? Portugal é o país da Europa onde mais se utiliza a internet para aceder às redes sociais e partilhar conteúdos. Só o Facebook possui mais de 4,5 milhões de membros portugueses e, de acordo com um estudo recente, em média gastamos 88 minutos por dia nos “social media”. Daí que seja interessante verificar sobre que assuntos falam os portugueses nas redes sociais. Aproveitando os resultados do serviço “Social Media Explorer”, disponibilizado pela Marktest, é possível saber quais as marcas que, nos últimos meses, concentraram maiores atenções no mundo virtual. 

São vários os assuntos que saltam à vista dos cibernautas portugueses. Por exemplo, a 12 de novembro, uma notícia (ver vídeo) relativa a um agricultor sueco que alterou o seu trator com um motor da Volvo contou com um elevado número de referências no Facebook, enquanto o anúncio do lançamento do novo Blackberry 10 e um acordo entre a Apple e a HTC para o licenciamento de patentes foram temas mais discutidos no Twitter. 

Como se conclui, o tipo de assuntos e marcas que se discutem são diferentes entre as redes sociais. O Facebook parece ser o palco eleito para falar de promoções de algumas marcas. Em novembro e dezembro últimos, esta rede social contou com muitos comentários acerca de uma falsa promoção feita pelo Pingo Doce, de uma promoção do Minipreço com iogurtes da Nestlé, de grandes descontos que a Fnac estava a preparar e sobre a época de saldos na Zara. 

Por sua vez, a atividade da página de Facebook do Licor Beirão, que atingiu 200.000 fãs também foi muito partilhada pelos utilizadores portugueses. Por seu lado, os temas mais económicos têm maior apetência para o Twitter. As notícias da contratação do novo diretor geral da Microsoft Portugal, da privatização da TAP ou da possível fusão entre a Zon e a Optimus foram muito referenciadas em dezembro. Eventos musicais como o Vodafone Mexefest e o Optimus Alive 2013 também foram falados no Twitter, gerando muitos comentários acerca das bandas que irão estar presentes. 

E no dia 25 de dezembro? A marca mais falada pelos portugueses nas redes sociais durante o dia de Natal foi a Apple. Depois da elevada procura na época natalícia, e abertos que foram os presentes, os produtos da marca da maçã, iPad e iPhone, motivaram imensas partilhas de mensagens e imagens.

Já em 2013, para além das conhecidas polémicas com a campanha da Samsung e a redução de trabalhadores na Sumol/Compal, temáticas como a renovação da marca Meo, o aumento de capital do Banif e o novo tarifário Smart lançado pela Optimus, tiveram amplo espaço nas redes sociais. 

Os portugueses gostam de falar de marcas nos “social media” e saber assumir o papel de consumidores. As promoções são motivo de partilha, as notícias geram discussão e as polémicas são fonte de indignação. Por outro lado, parece haver uma tendência para separar as águas entre Twitter e Facebook. No primeiro, os temas económicos tomam a liderança, enquanto o segundo parece mais adequado para se falar das marcas de consumo. 

As empresas sabem que hoje é um imperativo estar presente nas redes sociais. Não fazê-lo seria um erro estratégico para as suas marcas. Porém, não basta estar online. Para gerar “buzz” positivo há que ir ao encontro das expetativas dos utilizadores e ter muito cuidado com o que se diz e faz. Senão corre-se um risco ainda maior: a auto-destruição de valor da marca. E são erros que se pagam caro. O exemplo acima da Sumol/Compal ilustra bem esta questão.

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