A Prada está à procura de escritores talentosos capazes de criar pequenas histórias, escritas em qualquer língua, que mostrem o mundo de uma forma única. O concurso chama-se Prada Journal: A Place For New Stories no qual a marca de moda se associa à editora italiana Giangiacomo Feltrinelli Editore e promete dar palco a novos talentos literários através da publicação da obra vencedora e de um prémio de 5.000€.
O mote desta iniciativa foi o lançamento de um novo modelo de óculos graduados da marca que, usando precisamente a metáfora das lentes e da prescrição dos próprios óculos, lança duas questões de fundo nesta iniciativa literária: “O que são as realidades que os nosso olhos nos transmitem? E como são essas realidades filtradas por lentes?”.
Uma das peculiaridades deste concurso relaciona-se com o facto de os contos poderem ser entregues em qualquer língua. De resto, as regras, que podem ser lidas aqui, impõem que a história tenha um mínimo de 10 páginas e um máximo de 20 páginas. Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e submeter apenas um conto, totalmente original, que nunca tenha sido publicado. Textos de caráter sexual, distinção racial ou étnica ou que promovam o consumo de álcool, drogas, tabaco ou qualquer atividade ilícita serão alvo de desqualificação.
As candidaturas poderão ser entregues até ao dia 18 de junho e os resultados serão apresentados a 30 de dezembro. Com esta iniciativa, a gigante de luxo internacional, que tem já tradição no apoio às artes, continua a marcar pontos pela diferenciação. Em causa não está, propriamente, o lançamento de um concurso literário, mas sim pelas suas premissas e objetivos: catapultar novas perspetivas do mundo, sem barreiras linguísticas, dando enfoque, precisamente, à diversidade cultural, ao abrir de novas janelas que mostrem, de forma única, o valor literário.
E se for um português a vencer este prémio? Quem se atreve a entrar no universo Prada transportado pelo valor da palavras?
0 comentários:
Enviar um comentário