Esqueçam o Plano de Marketing Tradicional (PMT), sobretudo se a ação se desenrola em ambientes altamente disruptivos e de imprevisíveis viragens nas tendências de consumo. Bem-vindos à era do hiperciclo.
A teoria vem explicada na Harvard Business Review, num artigo intitulado Traditional Marketing Planning Is Wrong for Your New Venture. Não será surpreendente dizer que este conceito partiu de uma empresa chamada Sepia Labs, especializada em apps.
A teoria do hiperciclo contém cinco elementos específicos que permitem a um empresário mudar a estratégia e gestão de marketing quando é confrontado com ambientes onde reina uma extrema incerteza.
1. Previsões iniciais e respectivos ciclos de planeamento são relativamente curtos. Em vez de o ciclo tradicional de calendário, o planeamento hiperciclo baseia-se em 30 dias ou ainda menos.
2. Planos baseados no hiperciclo contêm menos componentes inter-relacionados. Novos empreendimentos podem concentrar-se em atividades de marketing simples, que podem ser facilmente eliminadas ou ampliadas com base no feedback do mercado.
3. Enquanto o PMT sugere que as relações e as marcas são cruciais para o sucesso, o planeamento hiperciclo dá ênfase a completar as transações. Isso ajuda os novos empreendimentos a expor e compreender o potencial de oportunidades que de outra forma seriam indetermináveis.
4. O planeamento hiperciclo incentiva os empreendedores a alavancar recursos existentes, tais como as redes atuais e ativos tangíveis. Pense nisso como um chef de cozinha que está a planear a próxima refeição. Um chef tradicional cria um menu e depois vai comprar os ingredientes necessários; o chefe hiperciclo olha para o conteúdo de sua despensa e então projeta um menu para otimizar os ingredientes que estão ali à mão.
5. Os planos hiperciclo são baseados numa ação orientada e permitem aos gestores buscar feedback positivo e negativo. Enquanto feedback negativo pode significar um desastre para o PMT, o hiperciclo permite que os gestores mais facilmente transformem o feedback negativo em sucessos futuros.
0 comentários:
Enviar um comentário